terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Descubra aqui quais são os legumes, verduras e frutas produzidas nessa estação, aprenda como escolher os mais fresquinhos e a melhor maneira de conservá-los em casa. Seguindo essas dicas você oferece à sua família alimentos com alto valor nutritivo e muito mais sabor!


Abacate
Como escolher: Dê preferência à fruta pesada e ligeiramente firme. Para saber se está maduro, pressione delicadamente a casca: a fruta deve estar firme, porém macia. O abacate de casca verde-claro e sem manchas é o melhor. Entretanto, a fruta pode apresentar algumas manchas de cor marrom na casca, sem que isso indique má qualidade – o defeito é apenas superficial. Como armazenar: Mantenha em local fresco e arejado. Se ainda não estiver maduro, deixe-o fora da geladeira, embrulhado em jornal, para que amadureça. Nunca empilhe os abacates, pois eles amassam com facilidade. Depois de cortado, a polpa, em contato com o ar, escurece. Para evitar o problema, regue com suco de limão. E se for usar apenas metade do abacate, mantenha o caroço na outra parte, evitando a deterioração.



Manga
Como escolher: A manga madura exala um perfume marcante. Além disso, a fruta deve estar firme, porém macia. Prefira a fruta com casca lisa, sem sinais de batidas, rachaduras ou manchas escuras. Como armazenar: Guarde-a em local fresco e ventilado, e evite que sofra impacto, pois a manga amassa com facilidade. Se não estiver totalmente madura, envolva-a em jornal para acelerar o amadurecimento e protegê-la de batidas. A manga madura conserva-se por até dois dias em temperatura ambiente, e cerca de cinco dias em geladeira.

Maracujá
Como escolher: Prefira o maracujá pesado, pois o leve tem pouca polpa. No maracujá azedo, a casca enrugada significa que já está maduro. Já o maracujá doce deve ter a casca lisa e brilhante. Como armazenar: Se ainda não estiver maduro, guarde-o em local arejado e seco. Mas quando maduro, pode ser conservado na geladeira por duas a três semanas. A polpa do maracujá pode ser congelada e guardada por cerca de seis meses.

Berinjela
Como escolher: Prefira a berinjela de casca fina, lisa e brilhante, de formato comprido e não muito grande. Geralmente as grandes contêm mais sementes e fibras. As folhas na extremidade da berinjela devem estar bem verdes e grudadas à casca. Como armazenar: Guarde-a na geladeira, dentro de embalagem plástica, por no máximo duas semanas. Conserve as berinjelas inteiras e com o “cabo” até o momento do consumo. Isso porque, depois de cortada, começa o processo de oxidação, que reduz o valor nutricional e escurece a polpa.



Pimentão
Como escolher: Prefira os que têm cor viva e pele lisa. Escolha os pimentões com talo verde, pesados e firmes – ao pressionar a superfície com o dedo, não deve ceder. Como armazenar: Conserve o pimentão na geladeira por até uma semana, guardado em sacos plásticos furados, nas prateleiras inferiores.


Fonte: Sadia

Tagged: , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Armazém do Rosa © 2013 | Criação Pronúncia