Um estudo recente feito na Suécia, revela que comer peixe com frequência pode reduzir significativamente o risco de desenvolver artrite reumatoide, uma doença autoimune que ataca as articulações.
A relação foi estabelecida após os pesquisadores analisarem os hábitos alimentares e a saúde de aproximadamente 32.000 mulheres. Eles perceberam, então, que aquelas que consumiam qualquer tipo de peixe pelo menos uma vez por semana eram 30% menos propensas a receber o diagnóstico de artrite.
Já quem optou por um peixe rico em gorduras boas – como o salmão, repleto de ômega-3 – ou quatro porções de qualquer nadador por semana, viu a probabilidade de ter o problema despencar pela metade.
O benefício parece estar associado justamente à presença de ômega-3 no alimento, já que essa gordura tem ação anti-inflamatória.
Apesar de o óleo de peixe – líquido que concentra boas doses do nutriente – não ter sido um dos focos da investigação, os cientistas especulam que ele também poderia ser um aliado no combate à inflamação que abala as juntas.
Foto: reprodução |
0 comentários:
Postar um comentário